Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

A Ruiva

Autor: Fialho de Almeida
Páginas: 95
ISBN: 978-989-554-757-9
Editora: QuidNovi

Autor
Fialho de Almeida, médico e escritor pós-romântico português, nasceu em Vila de Frades, a 7 de Maio de 1857. Os temas principais das suas obras foram a cidade e o campo. Das obras publicadas destacam-se Contos – que inclui A Ruiva -, A Cidade do Vício, Lisboa Galante, O País das Uvas e Os Gatos. Morreu a 4 de Março de 1911, em Cuba, Alentejo.
Sinopse
Esta história, inserida no seu livro Contos foi publicada em 1881, juntamente com Sempre Amigos, O Tio da América, entre outros. As suas histórias retratam atmosferas boémias, viciadas e decadentes ou vidas mais tranquilas e realistas do Alentejo. O seu estilo permitiu ao autor exprimir de um modo bem visível as suas intensas emoções.
Opinião
A acção deste conto desenrola-se numa Lisboa de outros tempos, e centra-se na vida de Carolina (A Ruiva), desde o nascimento e consequente perda da mãe, a sua infância no cemitério, pois o pai era coveiro, da sua adolescência solitária devido ao constante estado de ebriedade do pai; até ao encontro com João, um rapaz com um passado muito sofrido, e a vida em conjunto que não resulta e a posterior decadência, com o término da relação e a entrada numa vida de devassa e promiscuidade, que lhe irá trazer consequências fatais. Este conto de Fialho de Almeida, primeiro contacto com a obra deste autor, mostra-nos a vida da sociedade Lisboeta noutra época, com problemas sociais muito actuais como: o vício do álcool, a monoparentalidade, os conflitos na vida doméstica a dois e o problema da prostituição. Pela escrita simples, mas cativante, e pela actualidade das temáticas relatadas, este conto tem a capacidade de nos fazer reflectir e perceber que alguns problemas do presente, já se prolongam por várias décadas.
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário