Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Virgem e o Cigano

Autor: D. H. Lawrence
Titulo Original: The Virgin and The Gipsy
Páginas: 94
ISBN: 978-989-554-762-3
Tradução: Diogo Carneiro
Editora: Quidnovi

Autor
D. H. Lawrence nasceu em Nottingham, a 11 de Setembro de 1885. Escritor inglês bastante controverso pelos temas que abordava nos seus livros no início do século XX: a sexualidade e as relações humanas destrutivas. Também escreveu novelas, contos, poemas, peças de teatro, livros de viagens, traduções, livros sobre arte, crítica literária e cartas pessoais. Morreu em Vence, a 2 de Março de 1930.
Sinopse
Drama de uma adolescente que se revolta contra a educação rígida e cheia de preconceitos. Yvette procura fugir da sua vida repressiva e sufocante. Procura novos amigos até que conhece o cigano, selvagem, livre e sensual. Será ele que vai conseguir libertar a jovem?
Opinião
A emancipação da mulher e a sua libertação contra os rígidos códigos familiares e sociais é o tema principal deste livro de D. H. Lawrence (tema recorrente na obra do autor). Lucille e Yvette são duas adolescentes que vivem numa pequena aldeia inglesa com o pai, Arthur Saywell (pároco da vila), a avó, Mater, a tia Cissie e o tio Fred. Após terminarem os estudos, passam a viver permanentemente na aldeia, neste núcleo familiar ultraconservador e opressor. Yvette, a mais jovem das irmãs, sente-se enclausurada naquela casa e naquela família e quando conhece um cigano acampado perto da vila entreve uma vida de aventura e desejo longe dali. O autor consegue transportar o leitor para uma dicotomia entre o código rígido de conduta (representado pela família) e a liberdade/sensualidade (apresentadas na figura do cigano). Yvette, cuja mãe abandonou o pai para fugir com outro homem, deseja a libertação e a aventura, e ao mesmo tempo sente uma retracção provocada pelas regras sociais instituídas. Um livro sobre liberdade, desejo e comportamentos. Uma leitura agradável.    
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário